Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BATATA FRITA!!


Oi pessoas!!

Toda semana eu vou ficar postando curiosidades sobre invenções do livro de Marcelo Duarte (criador do Guia dos Curiosos), O Livro das Invenções.

A invenção de hoje é BATATA FRITA!!(de onde eu tirei meu pseudônimo: Frida Fritas!hehe)Para quem achava que a batata frita tinha vindo dos EUA é mentiraa!!!


-No Século XVII, na fronteira da Bélgica com a Alemanha, camponeses belgas costumavam fritar os peixes do rio Maas em banha animal.Num inverno muito rigoroso, as águas se congelaram e os camponeses resolveram substituir o peixe por batatas.Para não perder o hábito, cortaram batatas em forma de peixe e aprovaram essa DELÍCIA.A novidade cruzou a froteira da França, onde se tornou famosa.

O médico francês Antoine Augustin Parmentier(1737-1813), que fez carreira no exército e participou da Guerra dos Sete Anos, começou a estudar plantas que contêm amido, especialmente as batatas, em 1772.Ele escreveu o tratado Vegetais que podem superar em tempo de digestão aqules que são empregados geralmente na nutrição dos homens.Alguns anos depois, com o apoio do rei Luís XVI, ele laçou uma campanha para expandir a cultura das batatas.Foi ele que popularizou as batatinhas fritas, ao servi-las num jantar de gala em homenagem ao americano Benjamin Franklin.Pelo que se conta, Franklin não apreciou a novidade.

TEMOS QUE AGRADECER A ESSE MÉDICO FRÂNCES!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Hum...dia desses, passou uma reportagem sobre a batata frita, que é muitíssimo apreciada na Bélgica, justamente onde surgiu! ;)

    ResponderExcluir