Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13...Você é supersticioso




Hoje,como muitos devem saber é sexta-feira 14...Não,to brincando,é sexta-feira 13,dia de muita apreensão,que é esperado por muitos de nós como dia de pregar peças de terror nos outros!Dizem que a sexta-feira 13 é um dia amaldiçoado e que a lei de Murphy (lei que diz que se algo de errado pode acontecer,vai acontecer). Há muitas explicações para a origem disso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o diabo. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
O numero 13 então passou a ser conhecido como numero de azar para muita gente,por vir logo após o 12.Doze é considerado um numero completo:12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodiaco,só que 13 é considerado um numero irregular,incompleto.Triscadeicafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. .Mas deixando a lenda urbana de lado,o numero 13 é também considerado por muita gente um numero de sorte.Por seus algarismos quando somados formarem quatro(1+3=4),um numero de sorte,quatro patas de coelho,trevo de quatro folhas,quatro elementos...Só que também existem outros sinais de azar:


-ver um gato preto
-passar por baixo de uma escada

-quebrar um espelho

-derrubar um pote de sal

-pisar numa rachadura

-abrir o guarda chuva dentro de casa

Bem,eu não acredito muito em sexta-feira 13 mais,se você quer descobrir se é ou não,faz esse teste:
Mil beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário