Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oscar

Oi pessoal!
Como hoje ocorrerá o Oscar, decidi colocar um pouco sobre essa premiação.
Olha só:

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A idéia foi do presidente da Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer que uniu-se a um grupo de 36 diretores e atores para criar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na época, os dirigentes dos grandes estúdios de cinema já vinham pensando em uma forma de incentivar a produção de obras de qualidade técnica e artística e a sugestão de Louis B. Mayer, foi acolhida com entusiasmo por todos.
A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles, sob a presidência do astro Douglas Fairbanks. Inicialmente, as cerimônias eram realizadas com almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes, com os resultados previamente conhecidos, já que a decisão sobre os ganhadores era tomada de comum acordo pelos chefões dos estúdios. Até 1940 os jornais recebiam a lista de premiados antecipadamente e assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano amtes o Los Angeles Times quebrou o acordo. Desde então, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados.

O critério de seleção é demorado e envolve cerca de mais ou menos 4.755 pessoas que tem direito a voto. Todos são profissionais do ramo: atores e atrizes, produtores, diretores, roteiristas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, maquiadores. A Price Waterhouse, empresa de consultoria e estatística, organiza a votação na qual cada integrante da Academia vota em candidatos de sua mesma especialidade (fotógrafos votam em fotógrafos, atores em atores, etc.), mas todos elegem o Melhor Filme. Em uma segunda fase, a firma seleciona os cinco mais votados em cada categoria e é feita nova votação, desta vez com todos os membros da Academia. O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo.

As cédulas são enviadas pelo correio e devolvidas à Academia em envelopes sem identifição do remetente. Já a apuração é feita por computador e colocada em envelopes lacrados, que são abertos apenas na noite da entrega do Oscar. Nem a Academia sabe de quantas estatuetas vai precisar.

A simples indicação de um filme pode aumentar sua bilheteria em vários milhões de dólares. Além do aumento da receita, a premiação significa prestígio para o filme, contratos mais vantajosos para os atores e (quase sempre) uma garantia de qualidade para o público.
                                                               http://www.webcine.com.br/oscar/oscar/oscar0.htm

As categorias são de melhor...

Atriz
Ator
Atriz Coadjuvante
Ator Coadjuvante
Diretor
Roteiro Original
Roteiro Adaptado
Filme Estrangeiro
Animação
Trilha Sonora
Canção Original
Montagem
Maquiagem
Efeitos Visuais
Figurino
Fotografia
Direção de Arte
Som
Efeitos Sonoros
Curta-metragem
Curta de Animação
Documentário Longa-metragem
Documentário Curta-metragem

*Se vocês quiserem ver algumas curiosidades sobre o Oscar: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93scar#Curiosidades

O Oscar acontecerá hoje e passará à meia noite em vários canais, como a Rede Globo, e deve durar 2 horas aproximadamente.
Estou ansiosa para ver os resultados!!! E vocês, o que acham??
Bj,
Bewitched.

Nenhum comentário:

Postar um comentário