Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estudos finais... por 2011!

Oi oi gentee!!!
Estou aqui porque lembrei que daqui a pouco as aulas acabaaaaam!!!! uhuuu, graças a Deus, aleluiaa! Sério, tem uma hora que a gente não aguenta mais ir pra escola, estudar, fazer tarefa, dormir cedo pra acordar cedo no outro dia, ficar preocupado com o trabalho de geografia, a prova de história, o evento da escola...
Mas para que a gente aproveite essas férias o máximo possível precisamos que elas comecem logo certo? Pra dar mais tempo de se divertir  e tal... Mas pra isso a gente precisa passar direto em todas as matérias e ganhar mais alguns diazinhos. Se a sua escola for igual a minha, onde é uma das últimas escolas a dar férias na cidade inteira... meus pêsames.
E pra passar direto precisamos estudar. Então nessa reta final, onde eu tenho certeza que vc nao quer ficar de recuperação, seguem aí algumas dicas de estudo que aprendi durante o ano e que me ajudaram bastante!!

1. Faça um esquema de estudo! É bem simples: digamos que você tenha aula de história, geografia e português hoje. Então, durante a aula você anota as informações que o professor fala e depois da aula, depois de chegar em casa (ou no outro dia, dependendo do seu turno) você faz um resumo da aula. Pega o caderno de história, vê suas anotações, passa elas a limpo e tenta dar uma aula pra vc mesma. Aí pega o de geografia e o de português e faz o mesmo!

2. Tente anotar a maioria das informações que o professor fala durante a aula. Tem gente que só consegue fixar o assunto assim (como eu). Mas, importante: a letra não precisa ficar toda bonitinha. Tem que ser aquele garrancho mesmo pra vc poder acompanhar o ritmo do professor. E de qualquer forma, vc não vai passar a limpo de todo jeito?

3. Tem gente que tem uma memória e uma memória auditiva muito boa. Se esse for seu caso, escute com atenção tudo o que o professor fala e quando chegar em casa, anote no seu caderno! Isso ajuda a fixar o que vc aprendeu e não sobre-carrega sua memória.

4.Siga o seu horário de estudo mesmo. Para ajudar a cumprir com os horários, coloque o celular para tocar na hora que você for trocar de matéria. Por exemplo:  meu horário de estudo diz que de 9:00 até 10:00 eu tenho que estudar matemática e de 10:00 até 11:00 eu tenho que estudar ciências na quarta-feira(eu estudo de tarde). Então eu geralmente coloco meu celular pra tocar nesses horários, pra me ajudar a cumpri-los.

5. Veja o computador ou a TV como uma recompensa: Se você estudar TUDO que tem no seu esquema de estudo, você pode assistir TV pelo resto do dia. Quem vai poder reclamar de alguma coisa se vc já fez sua obrigação? Só não vale trapacear em você mesma!


6. Estude sempre numa mesa e num espaço sem muito atrativos. Me ajuda muito quando eu deixo minha bancada toda organizada e tiro o i-pod, o laptop, o celular, espelho (e tudo que possa me distrair facilmente) de perto de mim. Coloque tudo dentro do armário, por exemplo.

7. Tem gente que diz pra estudar as matérias mais difíceis e chatas primeiro. Nisso eu concordo, porque você estuda logo pra chegar na sua matéria favorita. Mas eu funciono melhor estudando primeiro as matérias mais fáceis e depois as mais dificeis... veja como funciona pra você!

8. Se no seu esquema de estudo diz que agora ;e pra você estudar, por exemplo, ciências, mas na última aula foi prova e não tem nada pra estudar, aproveite. Todo mundo merece um descanso. E esse descanso pode vir entre um estudo e outro. Só não vale avacalhar no tempo!

9. Fazendo os resumos das aulas logo depois da escola (ou no dia seguinte, pra quem estuda a tarde) ajuda BASTANTE, pode crer! Eu comecei a fazer isso esse ano e eu me impressionei! E o seu estudo final antes da prova é só ler os resumos,que já estão prontinhos.

Então é isso, gente! Espero que eu tenha ajudado vcs e levem o estudo a sério nesses meses finais pra que as férias cheguem mais rápido pra vc!!
Se alguém tiver alguma dúvida sobre como funciona esse esquema de estudo ou qualquer coisa, pode perguntar aí nos comentários!
bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário