Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Preconceito

Olá pessoas! Há algum tempo eu tava procurando algo para escrever, e acabei pensando em um, quando eu tava lendo uma revista, o preconceito. De um tempo para cá, a legalização dos casamentos homossexuais vem sendo muito discutida, muitas pessoas apoiam, outras acham que seria uma banalização do casamento, mas sabem o que eu acho? Eu acredito que cada pessoa tem total direito de se casar com quem ela quiser. Desde a Revolução Francesa as pessoas lutam por direitos iguais para todos, as leis garantem que todos nascem iguais e permanecem iguais perante elas. Mas será que a não legalização do  casamento homossexual revela isso? Não, não revela, revela o quanto a nossa sociedade é deficiente quanto a igualdade, revela que a nossa sociedade nunca progredirá nos seus ideais. As pessoas falam tanto na luta contra o preconceito, elas se isentam tanto do peso do preconceito que acabam esquecendo das atitudes delas. Quantas milhões de vezes a imagem do homossexual já foi ridicularizada? Já foi banalizada? Muitas, muitas e muitas. A nossa sociedade atual, cheia de subjeções, acredita que pode controlar até quem as pessoas amam ou deixam de amar! Elas se baseiam no ideal, mas o ideal é mesmo o certo? Eu falo isso porque o "ideal" atual é um ideal preconceituoso, um ideal que não deve ser seguido. Enquanto eu lia a reportagem que me inspirou tinha algo que eu pensei: Por que eu estou escrevendo isso? Se eu escrevo falando do preconceito contra homossexuais, eu deveria escrever contra qualquer tipo de preconceito! Mas por mais implícito esteja, eu estou tentando escrever sobre todos eles. Porque preconceito é um retrocesso na nossa sociedade, a própria palavra já diz: um conceito antecipado, um conceito sem fundamentos! Qualquer que seja o preconceito desde: cor, raça, orientação sexual, deficiência e qualquer que seja, deve ser repensado! Porque: será que o que aquele nosso colega especial fez foi engraçado? Ou foi baseado em algum estímulo, alguma natureza dele? Chegou a hora de pensar a respeito. Será que o "ideal" é mesmo maravilhoso?
Tudo nesse mundo me faz pensar nisso, sabe, eu tava assistindo um programa de tv e tinha uma entrevista com um ator, e ele dizia que não entendia o preconceito, porque ele não atingia a ninguém, e realmente, por que eu devo me importar e agredir a cor da pele dos outros, a orientação sexual dos outros? Nada disso me atinge! Ok, ok, então agora vamos voltar para a segunda guerra mundial, queremos raça pura???? Mas, o que é isso? Por que isso?
Então nós acabamos voltando para mais uma questão: se fôssemos todos iguais, isso seria o ideal? Viver em uma sociedade sem diferenças seria bom? Ser diferente é legal! É da diferença que se formam os valores, os aprendizados, as personalidades, a vida é feita das diferenças. E aquele que não as aceita, será também aquele que não está apto a progredir. E essa aptidão virá assim que as pessoas aceitarem a diferença, quando as pessoas perceberem que os preconceitos não os levarão a canto nenhum, se não aos preconceitos deles mesmos. Abdicar as diferenças seria muito mais do que abdicar das descobertas, seria abdicar de um mundo progressista. 
Algumas vezes, quando a inspiração me vem, eu acredito que o preconceito dos seres humanos está relacionado a uma coisa: nós temos medo do desconhecido, medo do diferente, medo do que não conhecemos. Mas isso acontece porque quase sempre nem tentamos conhecer!
Então pessoal fica para vocês: Ser diferente é normal! Reflitam e pensem!!
"O homem é a criatura que, para afirmar o seu ser e a sua diferença, nega" Albert Camus
Bj, Abacate.

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso! Adoro o blog! Bjs, Nanda

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente mas acho que devemos assumir que eh da natureza humana ter preconceitos. Ninguém eh totalmente livre de conceitos fekitos antecipadamente. Ninguém daqui do brasil consegue não olhar uma pessoa toda encoberta de panos que só conhece o marido no dia do casamento e dizer; que doida. Ngm esta livre das primeiras impressões, dos pre-julgamentos, ninguém esta realmente livre dos preconceitos!! Pq simplesmente não conseguimos aceitar pacificamente algo que eh totalmente contrário ao que já vivemos agr e o mundo eh cheio de contariedades...

    ResponderExcluir