Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Independência do Brasil


Oi pessoal!! Nos desculpem por não termos postado por taaanto tempo mas estamos em período de Jogos Internos e acabamos sem tempo nem pra nós mesmas!
Mas não poderíamos deixar essa data passar em branco. 7 de setembro. Feriado, aleluia!! Mas além de ser tão bom só pelo fato de ser um feriado é também muito bom por representar uma data tão importante para o nosso país: 7 de setembro de 1822, Independência do Brasil.
Homenagem do Google à Independência do Brasil


Apesar de depois de 3 séculos termos finalmente nos livrado do comando de Portugal, acreditem ou não, a nossa independência foi comprada. Não houve aquela participação popular, aquele confronto entre povo e autoridade, não foram os brasileiros que conquistaram sua liberdade. Foi um príncipe português que pagou a seu reino para que o Brasil ficasse independente. Eu disse independente, desculpa, queria dizer: para que o Brasil virasse uma monarquia. Exatamente. O tal príncipe português nos deu independência, mas fez do Brasil seu império e esse príncipe, D. Pedro, foi nosso 1º. Imperador. Olhe seu príncipe, brigada por ter pagado nossa independência, mas a gente tinha força suficiente pra lutar por ela. Ah, e vá ser rei no seu reino e deixe nosso país livre. Nossa Independência não significou nada se não m título. “Olha, agora somos independentes!”. Que bom! Mas que independência massa essa dos brasileiros, que foi paga, não teve participação popular e os aspectos sociais continuaram os mesmos mesmo depois dela. Um terço da população era de escravos e assim continuou mesmo após a independência. O povo do exterior devia tirar muita onda da gente naquela época... Se fosse pra esperar mais um pouco e lutar, conquistar a nossa independência, onde uma série de mudanças ocorreriam para melhor, valeria mais à pena comemorar o 7 de setembro.
E para completar isso tudo, que de certa forma pode-se chamar de azar, D. Pedro havia tido uma educação absolutista. Ele se dizia liberal, mas era bem autoritário. Tanto que quando foi elaborada uma constituição moderada (as classes sociais mais elevadas eram intocáveis mas ao mesmo tempo a constituição era anti-absolutista e anti-lusitana) ele rasgou-a com o pretexto que essa não lhe dava poder suficiente. Poxa, a pessoa paga uma independência, ilude as utopias dos brasileiros, transforma o país num império onde ele mesmo é o imperador e ainda rasga uma constituição moderada dizendo que não tem poder? Pois é. Aí ele se juntou com umas pessoas de confiança e fez outra constituição, com ainda mais exclusão social e um 4º. Poder todinho pra ele, onde ele podia nomear ou demitir quem quisesse, nomear senadores vitalícios e o voto ainda dependia da renda da pessoa!
Mas ainda bem que os brasileiros perceberam que aquela não era a pessoa certa para governar seu país. A impopularidade de D. Pedro crescia a cada dia por causa de seus atos contraditórios e em 1831 o 1º. Reinado, o reinado de  D. Pedro, acabou.
Apesar de tudo isso que D. Pedro fez conosco, não podemos negar que ele tomou um passo importante por nós, ele poderia muito bem ter nos largado (fez isso, mas só no finalzinho), nem ter se importado conosco e mandando, mandando, mandando e mandando. D. Pedro acabou começando de fato o que os brasileiros deram conta de participar e finalizar: a busca pela liberdade.
A independência não deve ser deixada de comemorar (nunca!). Porque apesar de tudo, esse foi um importantíssimo passo que nos deixou ainda mais próximo da realização da utopia brasileira. Viva o 7 de Setembro! Viva a independência do Brasil! Viva os brasileiros!


Orgulho de ser brasileiro. SEMPRE.



Bjs,
Bewitched

Nenhum comentário:

Postar um comentário