Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Praticando esportes!


Praticar esportes é uma coisa que nem todo mundo gosta e muita gente acha o maior uó(ruim),mas de uma coisa você pode ter certeza,o esporte vai lhe deixar com uma saúde muito melhor e muitas vezes com um corpo melhor.Quando decidimos praticar algum esporte,primeiro temos que pensar no que gostamos e assim decidir que esporte vai ser.

-Se você prefere algo mais concentrado,sem depender dos outros,algo que você queira fazer só escolha esportes individuais como natação,tênis e até mesmo golfe
-Se você quer praticar algo com alguém para lhe ajudar mas que não sejam um time inteiro,seria legal praticar tênis à dois,nado sincronizado e squash!
-Se você prefere jogar com um time,esportes coletivos,onde todos trabalham juntos e quando você não conseguir vai ter alguém para lhe pegar,escolha esportes coletivos como volei,futebol,basquete e handeibol!

Depois de escolhido o esporte,você deve pensar:Porque estou praticando isso? Aqui vão alguns motivos para praticar:
1 – Auto estima: A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
2 – Capacidade Mental :Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
3 – Colesterol :Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.
4 – Depressão :Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
5 – Doenças Crônicas: Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
6 – Envelhecimento: Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
7 – Ossos :Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
8 – Sono: Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
9 – Stress e Ansiedade: A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Após saber o quão bom as atividades fisicas são você deve chegar com a roupa correta,pois com certeza você não vai querer chegar no volei com uma chuteira!
. Não utilize aquelas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente (evite tecidos sintéticos). .Prefira roupas claras, leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor.
.Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.
Só falta agora mais uma coisa antes de praticar o esporte:preparar seu corpo para ele-Alongamentos e Aquecimento
O alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ele deve ser realizado antes e após os treinos. Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. Assim os resultados serão melhores. O aquecimento deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo (aquecimento) são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.Também prepara para o esporte que vai ser jogado,você não quer se estabacar na quadra ou ter cãimbra na água!

Assim,é só curtir e se divertir jogando o esporte!


Abraços e bjos,

Uva;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário