Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reverência às cordas vocais

Ooi ooi geente!
Faz um tempo que eu não posto né?Pois é, foi mal, eu sempre digo, aah eu vou postar, mas acabo me esquecendo e distraindo, hihi, quem me conhece sabe...
Bem, vim aqui para falar sobre as cordas vocais, coisa de função tãao importante, que para alguns são a vida delas, para outros objeto de desejo de uso e um diamante que ainda não fora lapidado. Digamos que eu sempre tive uma vontade secreta de cantar muito bem, a prova disso são os berreros que eu solto aqui em casa... hihi.Que o diga quem tem que ouvir...
E é por isso e pela secreta vontade que muita gente tem de ser uma estrela da Broadway, uma Barbra Streisand(minha diva) da vida que eu resolvi agrupar umas dicas e uns vídeos para afinar e dar uma melhorada nas cordas vocais:
Vídeos:
Matéria da SUPERINTERESSANTE:

Não imite

Liberte-se dos vícios. Quando cantamos no chuveiro, costumamos imitar nossos cantores favoritos (ainda mais se cantamos junto com a música tocando). Embarcamos no tom de outra pessoa, o que pode forçar a voz e comprometer a interpretação. Para cantar bem, é preciso achar um estilo próprio.

Ache o tom

Mas o que é o tom certo? É aquele que deixa a voz firme e confortável. Há 3 possibilidades: baixo, médio e agudo. Se sua voz é grave, pode ser que seu canto fique melhor em um tom baixo ou médio (não no agudo, provavelmente). Aqui vale consultar um professor de canto, que determina isso com precisão.

Respire fundo

A respiração abdominal é a ideal para o canto, porque permite que você use toda a capacidade pulmonar. Pra treiná-la, recorra a uma bexiga. Inspire e leve o ar para a região do abdome durante 3 segundos. Depois é só soprar a bexiga, contraindo o abdome até soltar todo o ar.

Capriche na postura

Postura errada pode bloquear o movimento do diafragma e dificultar a respiração. Mantenha o tronco ereto e os ombros relaxados. Deixe os pés ligeiramente afastados um do outro, para dar equilíbrio ao corpo. E evite colocar todo seu peso sobre uma perna só

Prepare a voz

Antes de cantar, cuide da alimentação. Derivados de leite alteram o pH da saliva e a deixam mais viscosa. Açúcar estimula a produção de muco. Também exercite a voz. Imite o som de uma metralhadora - trrrrrrrrrrrr - por até 15 minutos. Servirá como um aquecimento antes de uma corrida, para evitar um inchaço ou nódulo nas cordas vocais.

Solte a voz - e a boca

Articule bem as palavras, principalmente as vogais. Isso dá força à interpretação (e evita que você pareça um ventríloquo). Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (fazendo "brrrr") ajudam, porque relaxam a musculatura da boca.
Bj, FR


Um comentário: