Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Hipocrisia da sociedade

hi.po.cri.si.a
1.    qualidade do hipócrita
2.    ação contrária àquilo que o agente prega, acredita ou pensa
hi..cri.ta
1.    fingido, que não age de acordo com as ideias que demonstra ter


Fiquei impressionada quando comecei a pensar e a perceber como a hipocrisia de nossa sociedade é grande. Hoje, na minha opinião, praticamente banalizamos os ideais da Revolução Francesa. Na Revolução, cidadãos injustiçados lutaram para que pudessem ter uma vida melhor. Eles conseguiram mais benefícios, poder político, poder social, e consequentemente uma mudança na sociedade. Mas foi pouco. A Revolução trouxe novos ideais para a sociedade como a igualdade, a liberdade, o direito a propriedade privada e ao conhecimento. Apesar de no século XVIII essa vitória ter significado tanto, agora no século XXI consigo pensar em vários exemplos que contradizem esses ideais. Bom, tudo o que estou querendo dizer é que nossa sociedade por mais que se considere avançada, é completamente primitiva. A ideia do homem perfeito ainda nem saiu do lápis. A hipocrisia que encontro é imensa. 
Todos dizem que a verdadeira beleza é a de dentro, e não a de fora.Na balada você prefere ficar com o mais gato ou com o mais feio, porém interessante? Todos dizem e falam sobre o lixo e apoluição no mundo, que não devemos sujar nosso próprio planeta. Você prefere que seu cachorro faça xixi no meio da rua ou no meio do seu apartamento? Todos dizem que para a preservação do planeta temos de reaproveitar o papel. na sua escola te dão verso de prova ou um papel A4 bonitinho pra fazer o rascunho? Todos dizem que a educação é essencial e que é um absurdo que tantas crianças não estão na escola. Você prefere estudar ou ficar no computador? Todos dizem que não tem preconceito. Quando é pra fazer um trabalho, você vai correndo pra sua melhor amiga ou chama aquela menina de óculos enormes e cabelo ruim pra participar de seu grupo?
Todos negam que são hipócritas. Você sinceramente se identificou com quantas dessas perguntas e respostas? Percebeu?  Não é fácil de admitir que se é hipócrita, foi difícil pra que eu mesma pudesse refletir e chegar à conclusão, aceitar que sou mais uma hipócrita nesse mundo. Você também é. Reclamamos tanto daqueles políticos safados que não fszem nada mas somos iguais a eles. Preferimos negar, virar as costas para o que é difícil de engolir.É como num filme de terror. Fechamos os olhos nas partes que sabemos que nos assustaremos porque lá no fundo, sabemos que não aguentaremos tal cena. Um conselho: ainda com os olhos fechados, reflita sobre esse assunto em relação a você. Reúna toda sua coragem e abra os olhos para a realidade, para a cena. Pode parecer assustador ou bem triste no início, por isso talvez você precise abrir e fechar os olhos várias vezes até que consiga enfrentar, encarar o que te aguarda de olhos bem abertos. Fique um pouco chateada por saber desse fato sobre si mesma, mas reflita, reúna sua coragem novamente e faça o máximo para não se contradizer , porque você é o que fala e que pensa.
Percebeu como a Revolução Francesa não mudou muito a sociedade? Onde estão seus ideais de igualdade quando um assassino de família rica pega 20 anos de prisão e um assassino favelado pega 35? Onde está a liberdade quando me expresso e sou torturada? E se eu fizesse parte da elite, será que seria torturada? Onde estão esses ideais tão magníficos na hora de julgar? Na hora de avaliar, de ponderar, de dizer o veredicto final?
Todos dizem, a sociedade diz que devemos ter amor ao próximo. Ei sociedade! Cadê o amor com aquele mendigo que dorme na rua e num tem dinheiro pra comprar um pão? Cadê o amor com aquela menina que se prostitui aos 9 anos porque não tem um teto? Amor com dinheiro é ótimo. E amor com gente? Tem? Será que a sociedade que se julga tão corajosa correrá o risco de se relacionar com pessoas de coração e alma? Se comprometer com as necessidades de cada um e com ideais de valor?
É como eu disse. A sociedade é hipócrita até a última gota. Só não se esqueça que você faz parte dela.

Reflitam!!
Bj,
Bewitched.

Nenhum comentário:

Postar um comentário