Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia 1º de Abril - Dia da mentira

Oláá pessoal, estamos em primeiro de abril! Ou dia da mentira, porque existe eu não sabia, eu só sabia que era para mentir e que era para aproveitar, o porque eu não sabia, pesquisando no acabei descobrindo que aconteceu na França. Após Carlos IX aplicar o calendário gregoriano, decretando que o inicio do ano seria comemorado no dia 1º de Janeiro, como as noticias demoravam muito para chegar, prejudicou o a adoção da nova data!
Como haviam muitas pessoas inflexíveis que não queriam adotar a nova data, elas manteram o "regime" de comemoração do Ano Novo em 25 de março, e como a festa só acabava lá para 1º de Abril, continuou assim a tradição dia 1 de abril,esse dia virou um dia de brincadeiras, comemorações, chacotas passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.


Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, conseqüentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido. 


A Walt Disney inventou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Então, boas brincadeiras, mas sem exagero só brincadeiras saudáveis serão aceitas! 
Beijos, feliz dia da mentira!


fonte: brasilescola.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário